08 novembro 2010

Mulher Solteira Procura...***




A sétima arte é também uma de minhas grandes paixões... tanto que não me incomodo em ver e rever os grandes sucessos da telona, e chego a assistir um filme que a crítica considera ruim, só pelo prazer de fazer minhas considerações a respeito...
Por esses dias estava às voltas com o longa “Mulher Solteira Procura”, um filme dos anos 90, cuja abordagem considero muito interessante, pois, trata do pesadelo que um simples anúncio criou na vida da jovem Allie Jones, personagem da atriz Briget Fonda.

Allie coloca um anúncio no jornal à procura de alguém para dividir seu espaçoso apartamento. Mas quando a tímida e estranha Hedra Carlson (Jennifer Jason Leigh) se muda pala lá, ela não assume apenas o quarto ao lado de Alie. Ela toma conta de suas roupas, de seu antigo namorado, de sua identidade... e tenta tomar também sua vida.
A perfeita companheira de quarto, torna–se seu maior pesadelo.

Cada dia que passa as obras de nossos roteiristas e diretores se aproximam da realidade, abordando temas muito pertinentes que nos fazem repensar certos hábitos e comportamentos...
Não é raro ver nas redes sociais, pessoas que mascaram sua identidade para viver fantasias que jamais ousariam em condições normais e sob seu real perfil.

O chamado “fake”, que em inglês significa falso, falsificado, disfarce, propicia ao ladrão a tão desejada “ocasião”.
A insatisfação pessoal em alguns indivíduos chega a ser tanta, que a oportunidade de viver sob a sombra de outra identidade é uma idéia no mínimo tentadora, pois, seus fantasmas e medos são substituídos pela excitação de viver o proibido na pele de seu personagem.

Casos como os de transtornos de personalidade infelizmente são muito comuns em nossos dias, na maioria das vezes, motivados pela infância traumática do individuo, agravando-se na idade adulta, quando surgem problemas como solidão, depressão, pressões da sociedade, do trabalho, intensificando ainda mais a cobrança pessoal.
Se nesses casos não houver um acompanhamento profissional, a situação pode levar o indivíduo ao mais profundo abismo, prejudicando a si mesmo, e aos que estão à sua volta.
Diariamente esbarramos em pessoas nessas condições, e o ambiente virtual é um terreno fértil, onde cultivar amizades e relacionamentos pode acarretar sérios problemas e muitos aborrecimentos, caso você não esteja preparado para identificar os sinais.

Mas, nem todos os casos são patológicos, há pessoas que agem de má fé, com o intuito de tirar proveito ou destruir relacionamentos , uma vez que se sentem frustradas ou impotentes diante de situações contrárias às suas expectativas.
Geralmente esses indivíduos ao descobrirem suas vítimas utilizam artifícios como indução e chantagem emocional, assumindo a postura de inocente e de vítima.

Observando essas questões, percebemos o quanto estamos vulneráveis pois o ladrão, quando vem, não costuma dar avisos. Ao contrário, ele simplesmente chega de mansinho e tenta roubar não só seus bens materiais, como também sua paz de espírito.
Numa de suas pregações, o pastor Heber Cocarelli enfatizou que se conhecermos uma nota verdadeira em seus mais ricos detalhes, saberemos identificar a diferença se estivermos diante de uma nota falsa, ou seja, um individuo que possui uma boa base familiar, tem mais facilidade de perceber quando pessoas de comportamento estranho passam a fazer parte de seu círculo de amizades.

Temos o terrível hábito de acreditar que as coisas ruins só acontecem com os outros, por isso é tão importante atentarmos para os sinais, pois, por incrível que pareça... uma coisa é fato...

Muitas vezes a vida imita a arte tanto quanto a arte imita a vida.

(imagem google)

Nenhum comentário: