08 novembro 2010

Larga o Osso...***

Algumas pessoas não sabem a hora de parar... mas, sabe de uma coisa???

A vida ensina!!!




O Beto era aquele tipo de sujeito capaz de carregar um piano nas costas. Era o primeiro a chegar e último a sair, e ainda levava trabalho para casa...
Sempre com a agenda cheia, almoço de negócios era algo que nunca lhe faltava, pois, segundo ele, tudo era para “ontem”.

Confesso que nunca vi com bons olhos essa história de almoço de negócios. A hora da refeição é um momento sagrado, um momento de comunhão, e falar de trabalho nesse momento, parece um tanto quanto indigesto, mas algumas pessoas realmente não gostam de perder tempo, se pudessem acrescentariam mais seis horas em seu dia.

Meu amigo era o que poderíamos chamar de “workaholic”, expressão em inglês, que significa viciado em trabalho ou outra atividade.
Sábados, domingos, feriados, dia santo, não importava, o calendário do Beto desconhecia a palavra descanso. Vivia do trabalho e para o trabalho, sem se preocupar com lazer.

Mas, como não poderia deixar de ser, a vida prega peças... e o profissional assoberbado que não parava para nada, foi parado pelo óbvio:
Se você não parar, seu corpo pára você!!!
Um princípio de infarto o fez repensar toda sua vida, e descobrir que cada segundo livre é muito precioso.

No início de meus treinamentos tenho por hábito fazer uma pergunta aparentemente despretensiosa: “O que é que você faz em suas horas livres?”
Obviamente recebo as mais variadas respostas, mas, infelizmente a maioria dos participantes ocupam esse tempo com um servicinho extra, pois, o baixo salário e o constante aumento dos preços, fazem com que muitas pessoas necessitem complementar sua renda.
A pergunta despretensiosa não é banal, ao contrário... é importantíssima e pode definir o momento que você está vivendo... assim como o resto de sua vida.
Cada dia que passa a sobrecarga de trabalho aumenta, e conseqüentemente o nível de cansaço e stress.

O homem necessita de uma válvula de escape, algo que permita esquecer as tensões e cobranças do dia a dia, mas, não pode ser qualquer coisa, ele precisa fazer algo que realmente gosta. Algo no qual ele sinta prazer e se desligue de todo resto.
Quando dedicamos alguns preciosos minutos para nós mesmos, conseguimos momentaneamente esquecer certas preocupações e renovar nossas energias.

Ter um tempo para si mesmo e respeitar os seus limites poderá salvar seu casamento, e acredite: aproximará você de sua família e amigos.
Quantas vezes você já não chegou em casa e sequer deu um beijo ou um abraço em sua família...
Seu filho que passou o dia caprichando no desenho corre feliz para te abraçar, e sem pensar você pede para conversar depois porque está muito cansado, ou ainda tem trabalho para fazer e assuntos “mais urgentes” para resolver.
Até que ponto vale a pena abrir mão de um momento feliz com sua família?

A vida é como um sopro, e o homem não se dá conta disso...
Hoje temos tudo à mão, mas isso não significa que um imprevisto roube nosso bem mais precioso. E não duvide, o tempo é implacável, ele vai e não tem volta.
A maior mentira que alguém pode dizer para si mesmo, é que irá “recuperar o tempo perdido.” Tempo não se recupera.
Os cinco minutos passados, não voltarão, assim como você nunca mais terá dezoito anos, ou seja, as pessoas podem aproveitar melhor o tempo que lhes resta, e torná-lo cada vez mais intenso e feliz, mas recuperá-lo, JAMAIS!!!

Trabalhe respeitando seus limites, aproveite cada segundo ao lado de sua família, pois, ela é seu bem mais precioso assim como seu referencial, e acima de tudo, faça algo que você goste muito, pois, antes de amar e respeitar o outro é preciso amar a si mesmo para estar pronto diante dos desafios que a vida nos impõe dia a dia.

Quanto ao Beto... ele aprendeu a puxar o freio de mão, e vez ou outra desce a Serra para colocar os pés na areia e descobrir as delicias de olhar o mar sem ter que lembrar a todo instante do seu cartão de ponto.

Nem os gatos têm sete vidas... Portanto cuide bem da sua!!!

Nenhum comentário: