18 abril 2010

O som do meu silencio ***

Deus tem um propósito para tudo...e tudo tem seu tempo...inclusive o tempo de falar e o tempo de calar-se...tempo de amar...tempo de aborrecer...tempo de guerra...e tempo de paz...(Eclesiastes 3)...



Hoje é tempo de falar...não muito...só um cadinho...rsss
E pra me acompanhar...ela...a incrível e admirável Enya, com as imagens de um grande guerreiro...aquele que habita em nós nos momentos mais incríveis de nossas vidas...

Now we are free!!!



Sem sombra de dúvidas ...saber calar é uma arte...pois, muitas vezes desejamos dar opiniões..fazer valer nossas palavras...não deixar barato...nem levar desaforo pra casa...enfim...exercer nosso direito de resposta, seja lá para o que for...
Minha mãe costumava dizer...que a melhor resposta é aquela que não se dá...e sabe de uma coisa???ela estava coberta de razão...pois, no silencio mora um quê de preciosidade...nele mora o maior de todos tesouros...a sabedoria...

As vezes somos duramente provados... temos nossa paciência testada...e pior do que isso...há quem subestime nossa inteligência...nossa capacidade de enxergar o óbvio...e é exatamente nesse momento que devemos buscar dentro de nós algo que vai muito além do que o calor da emoção...algo que representa o que verdadeiramente somos...e o rastro que desejamos deixar por onde quer que a gente vá...

Dias e dias caladinha...desejando ardentemente escrever uma só linha...algo que me impulsionasse para ideias e mais ideias...e de repente percebi que todas as palavras convergiam para um só caminho...o direito de resposta para algo...para vida...para alguém...
Daí então...me pego novamente lendo os maravilhosos, divertidos e inspiradores textos de Martha Medeiros...e me deparo com sua busca em revidar uma situação...ela vai...faz, acontece ...e naaaaaada...

No final...minha heroína se descobre como pessoa...em seu valor inestimável...e o tal direto de resposta cai num imenso vazio...após tantas tentativas, ela olha pra si mesma...e percebe que o que lhe parecia tão importante se tornou completamente insignificante...
O falar demais se assemelha muito à uma carroça vazia...que serve apenas para fazer barulho...e nada traz consigo...enquanto o silencio pode muitas vezes pode trazer sabedoria..e ser incrivelmente ensurdecedor...

Há imagens que falam mais do que mil palavras...há gestos que significam muito e se eternizam sem que seja preciso explica-los...há amigos que se conhecem apenas por um olhar...há carinhos que sentimos à flor da pele e nem toda palavras dita é capaz de descreve-los...
Então, pouco a pouco percebo que mesmo de forma silenciosa somos capazes de alcançar pessoas...e dizer-lhes tantas coisas...

Percebo que nossas palavras só ganham forças, se acompanhadas de atitudes...pois, de nada vale o conhecimento se não for aplicado...
Há bem pouco tempo a filha de um grande amigo perguntou o que significa ser bom...e me encantei com o que ele disse à ela...
“ A bondade se assemelha ao titulo de atleta...ele só é considerado atleta, porque pratica seus exercicios...e assim é com alguém bondoso...ele só é realmente bom...porque põe em prática a bondade...se não fizer uso...deixa de merecer o titulo.”

De repente parei pra pensar na sabedoria que julgamos ter...e fazendo uso das palavras de eu amigo...entendi que só podemos ser sábios se a buscarmos e exercitarmos...e cá entre nós...essa tal sabedoria às vezes mora longe...e é preciso persistência... paciência e humildade para alcança-la..
Por isso que às vezes me encontro distante...porque...ao calar-me tenha a certeza de que estou buscando uma sabedoria que descobrir não haver em mim...

Ao calar-me não me sinto enfraquecida por não revidar...me sinto pronta para aprender com a vida a buscar o momento certo de falar...e acredite...muitas vezes esse momento pode não existir...pois, nem tudo merece resposta... porque o que mais importa não é ter razão...e sim aprender a ser feliz....

(texto criado em 18/04/2010 postado no Santuário)

Nenhum comentário: